A Norte Energia conduz suas operações com foco na sustentabilidade ambiental, alinhando suas operações à proteção e conservação dos recursos naturais, à gestão dos usos múltiplos do rio Xingu e à promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia.
Como parte da agenda ESG, a companhia aprovou sua Política de Sustentabilidade em 2021 e, no ano seguinte, instituiu sua Política de Direitos Humanos, consolidando diretrizes alinhadas às melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
A Política de Sustentabilidade da companhia é aplicada de forma abrangente, envolvendo todas as áreas, desde a alta liderança até colaboradores terceirizados. Sua implementação segue uma estrutura bem definida: as diretrizes partem do Conselho de Administração e contam com o apoio do Comitê de Sustentabilidade, do Conselho Consultivo e da Superintendência de Sustentabilidade.
Em 2024, permaneceu vigente o Selo Ouro Energia Sustentável, concedido pelo Instituto Acende Brasil. A certificação, realizada pela PwC Contadores Públicos, atesta que as ações socioambientais realizadas pela companhia superam as exigências legais, refletindo um gerenciamento eficiente e responsável das práticas de sustentabilidade.
Nossa atuação é estruturada em três pilares fundamentais, alinhados à Política de Sustentabilidade: energia renovável, desenvolvimento socioeconômico regional e proteção ambiental da Amazônia.
Esses pilares fundamentam o compromisso da companhia com a sustentabilidade, o desenvolvimento regional e a preservação ambiental, guiando nossas ações para gerar um impacto positivo e duradouro, deixando um legado responsável para futuras gerações.
Gestão das emissões de gases de efeito estufa;
Combate às mudanças climáticas e advocacy da hidrelétrica como energia renovável;
Transição energética.
Promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável;
Fortalecimento de negócios de impacto voltados às cadeias produtivas locais e da bioeconomia;
Atuação junto a povos indígenas, comunidades tradicionais e direitos humanos.
Conservação da floresta e redução do desmatamento;
Recomposição florestal associada à geração de renda;
Monitoramento e proteção da Bacia do rio Xingu.
Em 2024, a Norte Energia ampliou suas iniciativas voltadas à promoção dos direitos humanos por meio de ações estruturadas de capacitação e prevenção, direcionadas tanto à força de trabalho quanto à cadeia de valor. Em outubro, foi realizado um treinamento geral em direitos humanos, com duração de 90 minutos, no formato virtual, que alcançou 80,6% dos colaboradores diretos. Além disso, foram promovidos treinamentos presenciais específicos para áreas estratégicas, com os seguintes índices de participação:
A construção e a operação de um complexo hidrelétrico do porte de Belo Monte envolvem transformações relevantes, com efeitos positivos e desafios que são gerenciados por meio de estudos, programas de monitoramento e ações de controle. Esses processos são conduzidos em alinhamento com um diálogo contínuo e transparente com as partes interessadas, incluindo povos indígenas, ribeirinhos, pescadores, moradores da região, poder público, órgãos intervenientes do licenciamento ambiental, mídia, academia, entidades e representantes da sociedade civil.
Mais da metade da área da Bacia Hidrográfica do rio Xingu é composta por terras indígenas e unidades de conservação, e nenhuma dessas áreas foi inundada em decorrência da construção do Complexo Hidrelétrico Belo Monte. Protegidas por lei, essas áreas desempenham um papel fundamental na conservação ambiental e na preservação dos recursos hídricos, essenciais para a continuidade da geração de energia.
Desde o início, cumprimos os requisitos do licenciamento ambiental (GRI 413-2), reafirmando nossa atuação pautada pela transparência, pelo respeito às pessoas e ao meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável da região.