PT   |  EN
Selo I-REC

Pessoas: Nossa Gente,
Nosso Norte




Gestão e desenvolvimento de pessoas

Acreditamos que o futuro das relações de trabalho reside em valorizar as pessoas, a quem chamamos de Nossa Gente. Em nosso manifesto, intitulado Nossa Gente, Nosso Norte, destacamos seis pilares que refletem a importância das pessoas para a Norte Energia:

Em dezembro de 2024, contávamos com 425 colaboradores no quadro próprio, distribuídos entre as cidades de Altamira e Brasília – uma redução de aproximadamente 10,5% em relação ao ano anterior. Essa diminuição está relacionada ao processo de redesenho organizacional, voltado à otimização e à automatização dos processos internos, promovendo maior eficiência operacional.

Em termos de alocação por setor, os colaboradores da organização estavam distribuídos da seguinte maneira: 154 em Operação e Manutenção; 19 na Diretoria de Regulação e Comercialização; 113 na Diretoria Presidência; e 139 na Diretoria Administrativa, Financeira e de Relações com Investidores (GRI 2-7).

No processo de contratação, valorizamos a inclusão, a diversidade e a renovação de talentos, promovendo a integração de diferentes perfis e faixas etárias. Assim, buscamos fortalecer uma cultura organizacional dinâmica e colaborativa, que impulsiona o crescimento da empresa e o desenvolvimento contínuo de nossa equipe. Como já mencionado anteriormente, em 2024 houve um realinhamento operacional, que se reflete também na redução do número de novas contratações.

O aumento da participação de mulheres no Conselho é fundamental para a sustentabilidade do negócio, uma vez que a diversidade de gênero está associada a um melhor desempenho organizacional.

Os programas de desenvolvimento refletem a preocupação da Norte Energia com o desenvolvimento de seus colaboradores, contribuindo para a competitividade da empresa e a satisfação de sua equipe. O foco está no desenvolvimento profissional de nossos talentos, oferecendo oportunidades de capacitação e treinamento para o aprimoramento de habilidades e competências.


Saúde e segurança do trabalhador

A Norte Energia adota um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST) baseado na NBR ISO 45001, em conformidade com as Normas Regulamentadoras e os Princípios do Equador, com foco na redução de riscos ocupacionais nas operações de geração de energia e atividades de apoio (GRI 403-8). O sistema de saúde e segurança do trabalhador segue o ciclo Planejar, Fazer, Checar e Agir (PDCA) e envolve liderança e engajamento em todos os níveis hierárquicos, com consulta ativa aos trabalhadores (GRI 403-8, EU 16).

Os principais requisitos do sistema de saúde e segurança do trabalhador incluem: registro eletrônico das capacitações na plataforma interna da empresa; controle de certificação dos treinamentos obrigatórios; painel de monitoramento da conformidade dos treinamentos junto às empresas contratadas; indicadores de desempenho de SST, permitindo acompanhamento contínuo de conformidade, com apoio de uma plataforma interna de gestão.

A empresa utiliza ferramentas como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com revisão periódica para garantir ambientes de trabalho mais seguros. As atividades passam por análise de risco, adotando uma hierarquia de controle para gerenciar os perigos. Os dados de segurança são gerenciados no Sistema de Gestão Integrado (SGI), com indicadores de segurança e auditorias baseadas na ABNT NBR 14.280 (GRI 403-7).

Auditorias internas e externas asseguram a conformidade legal e os padrões corporativos, enquanto a participação dos trabalhadores e empresas contratadas fortalece a segurança por meio de inspeções e diálogos diários de saúde e segurança.


Parcerias estratégicas

A Norte Energia estabelece parcerias estratégicas com o objetivo de fortalecer sua atuação no setor energético, promover inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Essas colaborações, firmadas com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, visam à otimização de processos, à geração de valor compartilhado e ao alinhamento com as melhores práticas de responsabilidade socioambiental. Por meio dessas alianças, a empresa busca ampliar seu impacto positivo, fomentar a eficiência operacional e consolidar sua posição como referência no mercado de energia (GRI 2-28).

Entre as nossas parcerias, destacam-se:

  • Associação Brasileira da Infraestrutura e
  • Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib)
  • Associação Brasileira das Companhias de Energia (ABCE)
  • Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage)
  • Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
  • Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR)
  • Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman)
  • Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel)
  • Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape)
  • Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia (Apine)
  • Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa)
  • Centro de Pesquisas de Energia (Cepel)
  • Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB)
  • Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigre)
  • Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds)
  • Conselho Regional de Engenharia-Pará (Crea-PA)
  • Federação das Indústrias do Pará/Centro das Indústrias do Pará (FIEPA/CIP)
  • Fundação Getulio Vargas – Programa Brasileiro GHG (FGV GHG Protocol)
  • Fundação Getulio Vargas (FGV Energia)
  • Instituto Acende Brasil
  • Instituto Rede Brasil do Pacto Global (Pacto Global)


Gestão da cadeia de suprimentos

A Norte Energia mantém um relacionamento estruturado e estratégico com seus fornecedores, conduzido pela Superintendência de Suprimentos, vinculada à Diretoria Administrativa, Financeira e de Relação com Investidores. A governança desse processo é orientada pelo Código de Conduta e Ética e demais normativas internas, garantindo que toda a cadeia de suprimentos esteja alinhada às políticas sociais e ambientais da companhia.

Baseada nos Princípios do Equador e em diretrizes voltadas ao clima, aos direitos humanos e à biodiversidade, a empresa adota critérios rigorosos para homologação, seleção e contratação de fornecedores. A análise considera aspectos como regularidade fiscal, exposição política, situação financeira e integridade, visando a prevenir e mitigar riscos socioambientais, operacionais e relacionados aos direitos humanos.

A Norte Energia encerrou o ano com 2.579 fornecedores ativos, realizando 740 novos cadastros, 1.953 atualizações e 2.350 inativações. A manutenção na base de fornecedores está condicionada à performance técnica e à aderência às diretrizes ESG da empresa (GRI 2-6).

A Norte Energia prioriza a contratação de fornecedores locais para promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Em 2024, os contratos de prestação de serviços e aquisição de produtos com fornecedores do estado do Pará representaram 34% dos gastos totais da empresa.


Relacionamento com as comunidades

Além da atuação da Norte Energia junto a todas as partes interessadas, o relacionamento com as comunidades é um tema que exige atenção contínua e aprofundada.

Como é característico em empreendimentos de grande porte – e conforme previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) –, a construção e a operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte geram tanto impactos positivos quanto desafios socioambientais. Para garantir a mitigação de impactos, a companhia implementa programas continuados, monitoramento permanente e um diálogo transparente com as comunidades locais.

Em cumprimento à Licença de Operação (LO) n. 1.317/2015, a Norte Energia executa programas socioambientais, incluindo monitoramento social e assistência técnica aos pescadores e moradores da região da Volta Grande do Xingu. Essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das comunidades impactadas (GRI 203-2).

Atuação da Norte Energia em relacionamento com as comunidades:

  • Plano de Gerenciamento Integrado da Volta Grande do Xingu;
  • Programa de monitoramento dos aspectos socioeconômicos;
  • Acompanhamento e monitoramento social;
  • Medidas de mitigação para o desenvolvimento regional: ribeirinhos, pescadores, comunidades urbanas e povos indígenas;
  • Programa de comunicação social, com mecanismos de queixa para as comunidades locais; e
  • Programas de desenvolvimento local.