PT   |  EN
Selo I-REC

Estratégia e
Modelo de Negócio




Estratégia e Modelo de Negócio

Nossas ações são orientadas por diretrizes estratégicas alinhadas à nossa visão organizacional e ao contexto socioeconômico e regulatório, considerando riscos e oportunidades. Seguimos nossa Política de Sustentabilidade, que direciona nossas práticas para uma cultura centrada na perenidade do negócio, do planeta e das pessoas.

O modelo de criação de valor da Norte Energia é baseado na Estrutura Internacional para o Relato Integrado, que contempla seis capitais: manufaturado, natural, humano, intelectual, social e de relacionamento, e financeiro. Por meio da integração desses capitais, conduzimos nossas atividades de geração e comercialização de energia renovável, gerando valor para a companhia, acionistas e demais partes interessadas.

Nossa atuação envolve a produção de energia renovável para milhões de brasileiros, a promoção de ações de desenvolvimento socioeconômico e o investimento em projetos ambientais, alinhados aos princípios de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, buscando gerar impactos positivos de maneira duradoura.


Cenário setorial e desafios da geração

As hidrelétricas constituem a base da geração de energia elétrica no Brasil desde a criação do Sistema Elétrico Brasileiro. Entre elas, destaca-se Belo Monte, maior hidrelétrica 100% brasileira e empreendimento estruturante para o setor, que, em determinados momentos, alcançou até 16% do suprimento de energia do país no ano de 2024.

Em 2024, a Norte Energia esteve engajada em diversas ações e processos, incluindo:

  • Aporte de R$ 16 milhões para o desenvolvimento de 16 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com destaque a conclusão do Catamarã Poraquê, primeira embarcação de transporte de passageiros totalmente elétrica e sustentável da região amazônica, representando um avanço significativo no desenvolvimento tecnológico voltado à mobilidade fluvial de baixo impacto ambiental no Brasil;
  • Realização de estudos sobre propostas de aprimoramento dos serviços ancilares prestados por geradores ao ONS, ou seja, serviços complementares que garantem o funcionamento adequado do sistema elétrico;
  • Participação no Comitê Técnico PMO/PLD, coordenado pelo ONS e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, com estudos em grupos técnicos sobre geração distribuída, usinas, custos variáveis, governança, dados hidrometeorológicos, cenários hidrológicos e restrições hidráulicas;
  • Participação e realização de estudos das forças-tarefas envolvendo o aprimoramento dos modelos de otimização energética; e
  • Validação das novas versões dos modelos de otimização energética.

Além disso, a companhia também exerceu um papel ativo nas discussões regulatórias e enviou contribuições para diversas consultas públicas, fossem elas da Aneel ou do Ministério de Minas e Energia.

Entre as atuações da companhia, destaca-se a participação na elaboração da Agenda Regulatória da Aneel para o biênio 2025/2026. Também merece destaque a atuação em temas como prestação de serviços ancilares, operação de usinas termelétricas e aprimoramento das regras aplicáveis à microgeração e minigeração distribuída, entre outros.

Por meio das associações setoriais (p. ex.; Abrage, Apine, Abiape, ABCE e Abraceel), a companhia também atuou em outras discussões relevantes no setor, como a Consulta Pública sobre o Leilão de Reserva de Capacidade, e até mesmo no âmbito legislativo, como nas MPs 1.212/2024 e 1.232/2024 (EU 19).


A comercialização de energia renovável

A energia gerada pelo Complexo Hidrelétrico Belo Monte é comercializada de modo diversificado:

  • 70% no mercado regulado, a partir de Contratos de Compra de Energia no Ambiente Regulado, atendendo 26 estados e o Distrito Federal por meio de 45 distribuidoras;
  • 10% destinados a autoprodutores e sócios diretos ou indiretos da Norte Energia; e
  • 20% para a comercialização de energia no mercado livre e gestão do risco hidrológico (GSF) (GRI 2-6).

Em 2024, a Norte Energia comercializou 32.121 GWh de energia no ambiente de contratação regulada e para autoprodutores e sócios da companhia, além de 11.788 GWh no mercado livre. Esse desempenho representou um aumento de 10,6% no volume de venda de energia em relação ao ano de 2023.

Os Certificados de Energia Renovável atestam a origem da energia renovável gerada pela Belo Monte e podem ser utilizados pelos consumidores para compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) dentro do escopo 2, referente ao consumo de eletricidade.

Em 2024, comercializamos, na forma de cessão e aposentadoria, 2,8 milhões de certificados, número que colocou a companhia como uma das grandes impulsionadoras desse mercado no Brasil.